-
Arquitetos: Persian Garden Studio
- Área: 1360 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Deed Studio, Kamyar Minoukadeh
-
Fabricantes: Alborz, Batik, Dimeh, Heidarian, Jotun Paint Vietnam, Kludirak, LG, Nooraneh Lighting Industry, Tarang Décor, Zeeen
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Galeria Vast & Residência Artística, localizada no centro histórico de Teerã, com uma área de 1300 m², originalmente consistia em três pavimentos residenciais e cinco lojas. Como foi construída na década de 1930, no primeiro período Pahlavi, a linguagem arquitetônica foi altamente influenciada pela arquitetura modernista e pelas tendências culturais da época.
Como muitas construções deste período no centro de Teerã, este edifício foi abandonado pelos proprietários após a revolução islâmica. Os proprietários originais, músicos armênios que tocavam piano junto à Câmara Municipal, residiam nas unidades residenciais. A interação diária com o bairro circundante e a formação de um sentido de comunidade nesta área, reforçado pela prestação de um serviço público por meio de lojas, tornaram-se a fonte de inspiração para a renovação e o núcleo da nova programação para a reabilitação deste edifício após 40 anos de abandono.
Com a intenção de promover a reabilitação na parte central de Teerã e expandir um projeto de longo prazo de restabelecimento de tecidos urbanos, novos programas foram implementados e extensões foram adicionadas ao edifício. Após reforçar o edifício com contraventamentos metálicos e revestimentos de aço nos pilares existentes, os tetos abobadados foram suportados por vigas metálicas e foram criadas aberturas entre os pavimentos. Duas unidades residenciais foram transformadas em seis unidades menores e um escritório foi adicionado ao programa. Lojas de varejo foram convertidas em café, confeitarias e lojas de presentes, de modo a convidar os visitantes para o complexo e destacar seu impacto significativo na identidade do projeto, prosperando a partir da comunicação diária com os moradores do bairro.
Com a instalação da estrutura metálica no pátio, procedeu-se à escavação do piso e à execução da estrutura de fundação e proteção. Paredes de concreto foram construídas ao redor do fosso do esqueleto de metal e a estrutura da escada foi conectada. No nível da cobertura, o volume foi conectado ao edifício e integrado à estrutura metálica no telhado. Coerente com a identidade histórica e cultural do bairro e edifícios circundantes, bem como criando um nó urbano, um espaço de galeria foi projetado como um volume inserido na cobertura deste edifício. Para criar uma experiência única ao chegar a cobertura e manter a escada principal existente apenas para acesso residencial, foi adicionado um caminho vertical como extensão do pátio que conduz à galeria da cobertura por meio de passarelas e escadas.
O objetivo de definir, projetar e executar tais projetos é atrair uma nova geração para o centro de Teerã. Nos últimos anos, os bairros perderam a identidade de áreas residenciais e assumiram um caráter comercial ou administrativo. Ao criar projetos multiúso em que o uso residencial é um fragmento essencial, parte da população retornará a esses bairros para morar, trabalhar e criar. E, além de revitalizar a área, aumentam o sentimento de esperança, pertencimento e interesse pelo bairro entre os antigos moradores.